Os maiores benefícios da arrumação

Acredito que arrumar e organizar a nossa casa, o nosso espaço físico, contribuí para vivermos de uma forma mais feliz e harmoniosa. No entanto, um processo de reorganização pode ser muito desmotivador se não tivermos em mente os ganhos que a mudança nos vai proporcionar. A pensar precisamente nisso falo-vos sobre aqueles que são para mim os maiores benefícios da arrumação.

A arrumação torna os espaços mais funcionais e práticos

Quando arrumamos um espaço, seja ele qual for, pensamos necessariamente nas nossas necessidades. Ao organizamos a nossa casa esforçamo-nos, por exemplo, para colocar em sítios acessíveis as coisas que mais utilizamos. Sabemos que desta forma a gestão do dia a dia se torna mais simples e prática. Ao construirmos espaços mais funcionais e práticos, eliminamos muitos factores de stress e contribuímos para a melhoria da nossa qualidade de vida. 

Um espaço organizado e arrumado faz-nos ganhar tempo

Passamos a vida a queixarmo-nos da falta de tempo, ouvimos, frequentemente, que tempo é dinheiro. Tantas e tantas vezes, quando abrimos a agenda, desejamos secretamente que os dias tenham mais do que vinte e quatro horas. Vivermos num espaço organizado e arrumado, faz-nos economizar muito tempo. Uma casa arrumada torna-nos pessoas mais produtivas e por isso capazes de gerir melhor o seu dia a dia. O tempo que gastamos à procura de alguma coisa numa casa desarrumada, é o mesmo tempo que podemos gastar a ver um filme tranquilamente no nosso sofá, a conversar com os amigos ou a praticar desporto. 

A arrumação física propicia a arrumação mental 

A arrumação de um espaço contribui para uma mente mais calma e organizada. Não é por acaso que, quando iniciamos uma meditação guiada, muitas vezes nos é pedido para procurarmos um espaço confortável e longe de distracções. A procura de um espaço que nos faça sentir seguros e focados é apenas uma forma de começarmos a induzir a nossa mente a um estado de calma e relaxamento.

Gostaste deste artigo? Guarda-o no pinterest.

Deixa um comentário

Your email address will not be published.